quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Cristianismo

Formação do cristianismo:

Jesus Cristo, segundo o cristianismo, nasceu entre 27 a.C. -14 d.C., na Palestina. Com mais ou menos 30 anos, percorreu a Palestina pregando mensagem religiosa. Ele anunciou que era o Messias enviado por Deus e que todos podiam ter acesso ao reino de Deus e ter a salvação eterna.
            Nas primeiras décadas do século I, logo após a sua morte, essa mensagem foi sendo espalhada por seus seguidores e seus discípulos. Assim, uma nova religião denominada CRISTIANISMO difundiu-se pelo Império Romano. Inicialmente os mais interessados nessa religião eram os mais pobres e os escravos.
            A mensagem de Jesus levou séculos para ser definida porque ele não deixou nada escrito. Apenas a partir do século II, foi que os cristãos começaram a selecionar os textos que denominaram evangelhos. Esses textos formaram o Novo Testamento, parte da Bíblia cristã que relata a história da vida e a doutrina de Jesus.

Roma Antiga

Da Monarquia ao Império:


Vamos falar sobre Roma, que viveu sobre três governos diferentes:

Monarquia: de 753 a.C. à 509 a.C.

* Primeiros reis de origem latina, chamados de Patrícios;
* Havia um senado que fiscalizava o poder do Rei;

* O povo etrusco dominou Roma = Reis Estruscos = abolição do senado
* Houveram vários conflitos entre os aristocratas patrícios e os reis etruscos, então, a República foi instaurada.

República: de 509 a.C. à 27 d.C.

* O senado era a instituição mais importante: faziam as leis e administravam a cidade
* Evitava a concentração de poderes
* Apenas patrícios poderiam assumir cargos políticos = conflitos com plebeus
* Os plebeus conquistaram o direito de indicar os tribunos da plebe, que podia vetar decisões do senado.
* A república foi substituída pelo Império devido as crises e conflitos


Império: de 27 d.C. à 476 d.C.

* Concentrava o poder nas mãos de um único governante
* Otávio Augusto foi o Imperador que fez com que Roma atingisse sua extensão máxima
* Política do "Pão e Circo": os imperadores davam cereais e haviam espetáculos para a população. Porém, temos a visão errada disso: apenas um terço da população recebia trigo gratuito e era nos espetáculos que a população mostrava sua indignação com os imperadores.

* Religião Católica dominante
* Quando Dionisiano assumiu o Império, dividiu Roma em quatro partes, mas não conseguiu conter as crises, as invasões bárbaras começaram, até que os povos germânicos chegaram a cidade de Roma e dominaram-na, era o fim do Império Romano.



Gregos


Na mitologia grega, Afrodite é a deusa do amor, da beleza, da sexualidade, da fertilidade, do prazer e alegria. Segundo a mitologia grega ela nasceu quando Cronos cortou os testículos de Urano e arremessou-os no mar. Da espuma que surgiu na água, ergueu-se Afrodite. Sua presença causou tumulto no Olimpo por causa da sua beleza.



Afrodite recebeu vários epítetos porque seus cultos variavam em cada cidade grega. Recebeu os nomes de Citere e Cípria por dois locais onde acontecia seus cultos. Afrodite ainda recebia outros nomes locais, como Acidália e Cerigo, utilizadas em regiões específicas da Grécia. Mesmo com os cultos diferentes, os gregos reconheciam a semelhança geral entre todas como sendo a única Afrodite.